novembro 29, 2018
Falta apenas 1 dia pra receber o tão esperado 13º salário.
Muita gente já tem planos pra usar o rico dinheirinho que é sempre bem vindo. Pra ele não sair voando assim que chegar é muito importante utilizar com sabedoria.
As contas, dívidas e o peso das despesas com festas , presentes e viagens, sobrecarrega no final do ano. Por isso o 13º é uma solução para quem colocar as contas em dia. Porém também ficamos na indecisão entre consumir ou poupar, pra ajudar os indecisos e endividados separei algumas dicas de especialistas pra usar a grana extra com inteligência e sabedoria.
1- Faça uma análise da sua situação atual
Você tem cuidado de sua situação financeira, ou gasta mais do ganha? Tem poupado, tem uma reserva de emergência?
Tem dívidas ? Como esta a sua previsão de gastos para os próximos meses? Esta análise pode ajudar a dar o primeiro passo para usar com sabedoria seu 13º.
2- Divida o 13º (Entre Consumir, Poupar e Pagar dívidas)
Muita gente fica frustrada em usar o 13º somente pra pagar dívidas. Neste caso se você tem dívidas o ideal é verificar qual a dívida é mais antiga, com juros maiores, e se livrar delas, ou de parte delas, se não puder pagar tudo.
Principalmente se a dívida for com cartão de crédito. Eu já tive problemas ao emprestar um cartão, e sei bem como é ter que pagar uma dívida com juros altos, e principalmente quando não é sua. Por isso, se livre das dívidas com o cartão o mais rápido possível.
Você pode dividir parte do seu
13º salário entre diferentes finalidades, seja quitar uma dívida, consumir, poupar, o importante é analisar a sua situação atual e quais os seus objetivos e metas para o novo ano e usar a grana ponderando todas as situações.
3- Não esqueça as despesas do início do ano
Muita gente fala que não gosta de sofrer por antecipação, mas convenhamos, se tem a despesa pra pagar melhor pensar nela agora, e se planejar para os gastos extras (IPVA,IPTU,MATERIAL ESCOLAR, ETC) do que ficar sobrecarregado depois. Separe uma parte do 13º pra este fim.
4- Opte por dar presentes mais baratos
Eu adoro dar presentes, (e ganhar também claro, principalmente por fazer aniversário no Natal, kkk), mas dar presentes caros quando se esta endividado, pode se tornar uma dor de cabeça com o acúmulo de dívidas. Se pretende estar folgado no início de ano os especialistas recomendam a não reagir aos estímulos emocionais de consumo. Procure por lembranças mais simples e uma sugestão seria o amigo oculto em família.
5- Poupe e Inicie sua reserva de emergência
O final do ano é uma época que adoro, aproveito pra viajar e passar as festividades com a família. Mas sempre me preocupei em não abusar comprando presentes muito caros e querendo bancar as festas, isso foi me ajudando a ter consciência dos gastos e me ensinou a poupar o que sobrava. (OPS!, Tudo errado)kkkk.
Mas há exatamente 1 ano eu descobri que estava errada, não deveria poupar o que sobrava e sim guardar uma parte dos ganhos pra fazer uma reserva de emergência. Essa reserva é muito importante pra nossa vida financeira, quando se tem pelo menos o valor equivalente a 6 meses de contas pagas. Como o próprio nome diz, é para emergências, não saia gastando só porque sabe que tem essa grana, ok?
6- Invista
Se você não tem dívidas essa é a melhor opção, eu comecei a pensar nisso no ano passado, infelizmente demorei pra criar essa cultura. Se você é bem jovem, recomendo que comece o quanto antes. Perdi muito tempo com coisas desnecessárias, e hoje na casa dos 3.0 e uns quebrados me arrependo. Mas faça sua reserva de emergência primeiro, ok. Procure uma boa corretora e estude bem os investimentos, rentabilidades, riscos e escolha a melhor opção pra investir, já que você venceu as barreiras das dívidas, despesas do início do ano, presentes, e conseguiu guardar uma grana pra investir, você é um vitorioso.
Comemore, está em uma situação melhor do que muita gente.
Pode Desabafar!
Conte sua história sobre como pretende usar o 13º. Podemos usar nos próximas matérias.
Um Abraço!
porém é necessário planejamento para empregar bem o dinheiroFonte: Economia - iG @ https://economia.ig.com.br/2017-10-25/dicas-para-o-13-salario.html
Poupe parte do dinheiro
Guardar uma parte do 13º, se possível, é uma forma de começar uma poupança. “Isso pode incentivar a pessoa a guardar parte do salário mensalmente. Nem que seja 5%”,Fonte: Economia - iG @ https://economia.ig.com.br/2017-10-25/dicas-para-o-13-salario.html
porém é necessário planejamento para empregar bem o dinheiroFonte: Economia - iG @ https://economia.ig.com.br/2017-10-25/dicas-para-o-13-salario.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário